23.6 C
Brasil
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Portal Sambando.com

spot_img

Carnaval: Oportunidade de transmitir lições valiosas para sua equipe

Confira também

Quando um novo ano começa, tudo que a gente quer é encontrar o caminho para atingir os nossos objetivos.

A ansiedade de colocar em prática os projetos, os planos, atingir as metas já nos primeiros meses, toma conta de gestores que vão com tudo pra cima da suas equipes.

Só que no Brasil, janeiro e fevereiro são meses que geralmente ficam em clima de férias e festa. Por isso, o bordão “o ano só começa depois do carnaval”, acaba por frustrar os planos de algumas empresas que passam a torcer o nariz para o carnaval.

Mas, existe um conselho valioso de grandes vencedores: “busque no obstáculo uma oportunidade”. Assim, a festa do carnaval pode ser a grande oportunidade não só para motivar o seu pessoal mas, para dar lições valiosas de como o trabalho em equipe pode trazer grandes resultados.

O Desafio: Alcançar resultado sobre pressão

O desfile das Escolas de Samba, seja no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em qualquer outra cidade do Brasil, tem um objetivo: eleger a escola que apresentou a melhor performance na avenida.

Por trás de todo o glamour, brilho, flashes, existe trabalho duro, conjunto, que deve ser executado de maneira eficaz e em tempo hábil pois, cada deslize, custa às escolas preciosos décimos que podem tirar o título.

A pressão é grande, mas mesmo assim, ninguém desiste.

Então, vem a pergunta importante:

O quê o carnaval pode ensinar a seus colaboradores?

1 – Planejamento é tudo:

Engana-se quem pensa que o carnaval dura apenas um ou dois meses. Para as Escolas de Samba, o carnaval dura 12 meses do ano e começa com o planejamento sério e focado de tudo que deve ser feito para a Escola levar o título. Como o tempo é curto, são só 12 meses para atingir o objetivo, não há tempo a perder.

Assim as escolas não perdem tempo: após mensurar os resultados do ano anterior, o que ocorre logo após a apuração das notas dos jurados, é preciso definir o tema (enredo), a viabilidade (patrocínios), as fantasias, os carros alegóricos, quem serão os destaques, qual será o samba-enredo, as coreografias.

2 – Valorização individual

Para alcançar o título de de campeã do Carnaval, a escola precisa que cada setor tenha o melhor desempenho possível: da afinação da bateria, passando pelo tamanho do carro alegórico até a harmonia das alas para não deixar “buraco na avenida”, sem contar a sincronia do canto do samba enredo pelos componentes durante o desfile, tudo conta ponto.

Para motivar cada um a dar o melhor de si, os prêmios individuais são de suma importância: Por isso premiações como o Tamborim de ouro, que escolhe a melhor bateria, o melhor casal de mestre sala e porta bandeira, a melhor comissão de frente, etc funcionam como um incentivo a mais para os componentes tenham ainda mais engajamento.

3 – Paixão pelo que faz

Não é só o desejo de fazer parte de um time campeão que leva as centenas de pessoas que se dedicam a fazer o carnaval. Há uma identificação com a comunidade, com escola, um desejo de estar ali, de fazer parte daquele time. Acima de tudo, os componentes das Escolas de Samba, da diretoria a costureira que dedica-se pacientemente a pregar cada paetê na fantasia, tem paixão. E esta paixão leva a satisfação em realizar o trabalho que é feito de forma mais eficiente aumentando as chances de conquistar o resultado eficaz esperado e desejado por todos.

4 – Comunicação eficiente e disciplina

A bateria é o coração da Escola. Sem ela, não há desfile, não há emoção, não há carnaval. O ritmo não pode ser rápido demais e nem devagar demais é preciso sincronia. Para isso ritmista precisa ter disciplina para seguir o seu mestre que por sua vez deve estar atento a cada ritmista para dar a ele o sinal para reduzir o ritmo ou para se preparar para a famosa “paradinha”. O segredo para tudo isso funcionar perfeitamente: Respeito que leva a comunicação eficiente, que muitas vezes dispensa palavras: um simples olhar ou gesto já é suficiente, com doses certas de atenção, disciplina e compreensão de um grupo unido que conhece e respeita um ao outro.

5 – União que supera desafios

Embora os componentes sejam muitos, a Escola de Samba é vista como um organismo único e por isso harmonia também conta ponto na avenida. Se uma ala não está em sincronia nos passos, na coreografia e até na execução do canto, perde ponto.

Agora imagine se um carro alegórico tem uma pane no meio da avenida? Não dá tempo de debater de quem foi a culpa: Toda a escola se une, diminui o ritmo e num esforço conjunto, componentes de diversos setores inclusive da diretoria, arregassam as mangas e empurram o carro pela avenida para que a escola cumpra o tempo de desfile e não perca ponto. Uma lição valiosa de união com foco no objetivo que aumenta ainda mais o prazer da vitória final.

Como levar estas lições para sua empresa?

Muitas empresas já estão atentas a esta valiosas lições e, aproveitam o período de carnaval para transmitir para suas equipes estas valiosas lições, com apresentações dinâmicas de composições de escola de samba montadas especialmente para encontros corpoativos.

O custo não é alto e de maneira dinâmica e divertida é possível transformar o obstáculo em oportunidade, usando o carnaval para motivar a equipe.

Gostou da idéia? Então,

E saiba como contratar uma formação de escola de samba para motivar sua equipe!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

Ambev investe mais de 25 milhões no carnaval de SP

Vincular o nome da empresa ao Carnaval e ao Samba, é uma excelente forma de conquistar ainda mais mercado.

Samba: a sapatilha da adidas que virou item de desejo dos famosos

Samba batiza série de sapatilhas da renomada marca adidas e vira item desejado por famosos.

Feijoada com Samba: uma ótima pedida para festa da empresa

Quer uma idéia diferente, invoadora, descontraía e eficaz para a festa da sua empresa? Experimente essa!

Grupo Clareou lança “Deixa Eu Ir à Luta”, novo single ao vivo

"Deixa eu ir a Luta" tem composição do grande Leandro Lehart e é interpretada de forma impecável, uma melodia gostosa e marcante, com uma mensagem de coragem e força, que promete ser mais um grande sucesso.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

ORÇAMENTO DE SHOWS

Para contratar show com mais facilidade, você pode preencher o formulário abaixo, e receber orçamento de show do artista da sua preferência, diretamente no seu email.

    CONFIRA TAMBÉM