23 C
Brasil
Sábado, Outubro 5, 2024

Portal Sambando.com

spot_img

Bom gosto: Pagode com pegada black

Confira também

No começo da década de 90, três irmãos – Flávio Régis (surdo, cuíca e vocal), Fernando Macaé (tantã) e Fábio B’ça – lê-se: “Bêça” – (voz e pandeiro) – animavam as festinhas do subúrbio de Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, carregando seus pandeiros e tantãs para todos os lados.

A paixão pelo samba era antiga, e no começo tudo era só divertimento. Com a chegada de Mug, que trazia um cavaco e sua voz para botar uma pilha no recém-formado grupo, a coisa cresceu, tomou corpo, e o que era apenas uma brincadeira foi ficando cada vez mais sério.

O grupo começou a se apresentar em festas e eventos variados, abrindo shows para os outros artistas ou participando de rodas de samba, construindo aos poucos o seu público fiel e apaixonado. Como conta Fábio Beça, “era só por diversão mesmo, porque todos nós temos o pé no chão, sabemos como é difícil viver de música no Brasil”. A onda, que ia crescendo aos poucos, abaixou em 1999, quando houve um grande refluxo no mercado do samba e do pagode.

bomgosto texto sambando 1 - Bom gosto: Pagode com pegada black

Em 2002, com uma nova formação que incluiu Deco (voz e banjo) e André neguinho (percussão e voz), o Bom Gosto retomou a estrada, mas desta vez com uma nova proposta: eles mesmos bancarem os eventos onde iriam tocar. “Começamos pelos subúrbios do Rio e pela Barra da Tijuca”, relembra Fábio.

Apadrinhados pelo grupo Fundo de Quintal, os integrantes do Bom Gosto perceberam que tanto tempo de estrada começava a dar frutos, e seus eventos cresceram tanto que hoje são realizados todos os domingos na quadra do Jacarepaguá Tênis Clube, um lugar com espaço e estrutura para a grande galera que adora acompanhar os shows. Foi quando surgiu a proposta do empresário Sergio Monza (do Sorriso Maroto) para profissionalizar ainda mais o trabalho, com a gravação de um CD ao vivo. O lugar escolhido foi o bar Metido a Besta, na Barra da Tijuca, que oferecia as condições ideais de acústica e acomodação para os 400 fãs que participaram da gravação.

Estilo? “O nosso samba é carioca, de raiz, partido alto, pagodeiro e malandreado”, define Fábio, mas admite a influência de outros gêneros, como o funk. “A gente faz um samba-funk só na percussão”, diverte-se. No repertório do disco, sucessos próprios como “Tanta Coisa Pra Falar” – a primeira a tocar nas rádios – além de composições de mestres como Paulo César Feital e Altay Veloso, Almir Guineto e Sombrinha e até mesmo Ana Carolina e Totonho Villeroy.

Se você não pode ir à Praça Seca, em Jacarepaguá, no próximo domingo, para curtir o evento do Bom Gosto, tire bastante proveito deste disco ao vivo. Ele traz todo o ritmo, a alegria e a percussão de um grupo que sabe como é bom acreditar nos próprios sonhos e torná-los realidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

DJ Brotta:  Elevando a Energia dos Palcos Brasileiros para salvar o planeta

Brotta é um DJ que leva a música brasileira aos quatro cantos do mundo, com uma proposta diferente.

Melhores shows para eventos corporativos e formaturas

Para te ajudar nesta missão de escolher o melhor show para seu evento corporativo, separamos uma lista de 08 sugestões de show que sempre fazem sucesso.

Feijoada com Samba: uma ótima pedida para festa da empresa

Quer uma idéia diferente, invoadora, descontraía e eficaz para a festa da sua empresa? Experimente essa!

Coletivo Samba da Benção

O Coletivo Samba da Benção é uma roda de samba cujo propósito vai além de proporcionar alegria. Somos um movimento cultural que se propõe a gerar inclusão por um mundo melhor!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

ORÇAMENTO DE SHOWS

Para contratar show com mais facilidade, você pode preencher o formulário abaixo, e receber orçamento de show do artista da sua preferência, diretamente no seu email.

    CONFIRA TAMBÉM

    WhatsApp chat