22.8 C
Brasil
Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Portal Sambando.com

spot_img

Bom gosto: Pagode com pegada black

Confira também

No começo da década de 90, três irmãos – Flávio Régis (surdo, cuíca e vocal), Fernando Macaé (tantã) e Fábio B’ça – lê-se: “Bêça” – (voz e pandeiro) – animavam as festinhas do subúrbio de Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, carregando seus pandeiros e tantãs para todos os lados.

A paixão pelo samba era antiga, e no começo tudo era só divertimento. Com a chegada de Mug, que trazia um cavaco e sua voz para botar uma pilha no recém-formado grupo, a coisa cresceu, tomou corpo, e o que era apenas uma brincadeira foi ficando cada vez mais sério.

O grupo começou a se apresentar em festas e eventos variados, abrindo shows para os outros artistas ou participando de rodas de samba, construindo aos poucos o seu público fiel e apaixonado. Como conta Fábio Beça, “era só por diversão mesmo, porque todos nós temos o pé no chão, sabemos como é difícil viver de música no Brasil”. A onda, que ia crescendo aos poucos, abaixou em 1999, quando houve um grande refluxo no mercado do samba e do pagode.

bomgosto texto sambando 1 - Bom gosto: Pagode com pegada black

Em 2002, com uma nova formação que incluiu Deco (voz e banjo) e André neguinho (percussão e voz), o Bom Gosto retomou a estrada, mas desta vez com uma nova proposta: eles mesmos bancarem os eventos onde iriam tocar. “Começamos pelos subúrbios do Rio e pela Barra da Tijuca”, relembra Fábio.

Apadrinhados pelo grupo Fundo de Quintal, os integrantes do Bom Gosto perceberam que tanto tempo de estrada começava a dar frutos, e seus eventos cresceram tanto que hoje são realizados todos os domingos na quadra do Jacarepaguá Tênis Clube, um lugar com espaço e estrutura para a grande galera que adora acompanhar os shows. Foi quando surgiu a proposta do empresário Sergio Monza (do Sorriso Maroto) para profissionalizar ainda mais o trabalho, com a gravação de um CD ao vivo. O lugar escolhido foi o bar Metido a Besta, na Barra da Tijuca, que oferecia as condições ideais de acústica e acomodação para os 400 fãs que participaram da gravação.

Estilo? “O nosso samba é carioca, de raiz, partido alto, pagodeiro e malandreado”, define Fábio, mas admite a influência de outros gêneros, como o funk. “A gente faz um samba-funk só na percussão”, diverte-se. No repertório do disco, sucessos próprios como “Tanta Coisa Pra Falar” – a primeira a tocar nas rádios – além de composições de mestres como Paulo César Feital e Altay Veloso, Almir Guineto e Sombrinha e até mesmo Ana Carolina e Totonho Villeroy.

Se você não pode ir à Praça Seca, em Jacarepaguá, no próximo domingo, para curtir o evento do Bom Gosto, tire bastante proveito deste disco ao vivo. Ele traz todo o ritmo, a alegria e a percussão de um grupo que sabe como é bom acreditar nos próprios sonhos e torná-los realidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

Grupo Clareou lança “Deixa Eu Ir à Luta”, novo single ao vivo

"Deixa eu ir a Luta" tem composição do grande Leandro Lehart e é interpretada de forma impecável, uma melodia gostosa e marcante, com uma mensagem de coragem e força, que promete ser mais um grande sucesso.

Arruda homenageia o poeta Cleber Augusto, ex-Fundo de Quintal

O grupo Arruda dá continuidade às celebrações de 16 anos de existência com o lançamento do álbum "Flores em Vida", homenagem ao poeta Cleber Augusto, autor de clássicos como "A Amizade" (de Cleber, Djalma Falcão e Bicudo), um dos maiores sucessos do grupo Fundo de Quintal, do qual Cleber Augusto fez parte por 26 anos.

Pixote comemora sucesso com “Vou ver e te aviso”

O Grupo Pixote tem muito para comemorar com a música “Vou ver e te aviso” – extraída do DVD “Arena” como faixa bônus e lançada há um mês, ela esteve em alta durante essa semana, apresentando bons resultados comerciais.

Nilze Carvalho: talento múltiplo

Nilze Carvalho é a personificação da capacidade da mulher brasileira de se multiplicar em talentos, com reconhecimento internacional.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadebanner play shows - Bom gosto: Pagode com pegada black

ORÇAMENTO DE SHOWS

Para contratar show com mais facilidade, você pode preencher o formulário abaixo, e receber orçamento de show do artista da sua preferência, diretamente no seu email.

    CONFIRA TAMBÉM