Show de energia contagiante!
O ARAKETU começou o seu trabalho como banda musical em 8 agosto de 1989 a partir do bloco Araketu que já existia desde 1980.
Sem deixar de lado a ênfase ligada à prática percussiva, o Araketu no formato de Banda, iniciou um período de shows internacionais, ainda no final dos anos 80, levando para países da Europa, América Latina e Estados Unidos toda a energia da música que se produzia na Bahia em shows de tirar o fôlego.
Em 1990 incorporou novos elementos a seus shows e suas músicas. Estes novos elementos foram trazidos pela diretora do Bloco Araketu que ao visitar o memorial da Ilha de Goré Almadie, no Senegal, conheceu de perto a musicalidade moderna africana: música de origem tribalística, percussiva, misturada a sintetizadores, samples e instrumental eletrônico.
Assim o Araketu introduziu em seus shows estes elementos de origem afro, porém adaptados a rítmica brasileira: Tambores tribalísticos africanos que se misturavam com samba, musica nordestina e toques de candomblé. O resultado não poderia ser diferente:
Ao incorporar um estilo próprio e inovador a sua música, que levam mais força as suas canções, com letras que cantavam a realidade do povo brasileiro, suas alegrias, emoções e motivações com símbolos e códigos das etnias afros, os shows do Araketu viraram sinônimo de emoção e grande público.
Depois da passagem de Tatau, Larissa Luz assumiu os vocais da banda, levando a força feminina para os shows do Araketu.
Em 2015 com dois vocalistas, o Araketu subiu as ladeiras de Salvador e do Brasil agitando ao som de Tonho Matéria e Érico Brás, ator global conhecido pelo personagem Jurandir da série “Tapas & Beijos”.
A partir de 2016 Linnoy que sacudiu o Brasil no comando da banda Os Sungas, recebeu com alegria o convite para fazer parte da história do Araketu, levando para todo Brasil shows repletos de swing, alegria, alto astral e muita sinergia com o público.
A partir de 2018, Dan trás o seu Zirigidum para o Araketu numa nova fase que leva a energia da percussão do Araketu para os palcos do Brasil.
Araketu é música para se ouvir alto, do som dos tambores e atabaques percussivos, que ecoa dos Povos de Ketu, levados pelo vento, até tomar conta de uma nação.